Raupp-Flats
Lugares do Rio
CRISTO REDENTOR
No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 à 1931, o ano de inauguração do monumento. Está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo em votação organizada em 2007 pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation. O monumento é acessível via trem, van ou carro. Para chegar ao monumento, há um agradável passeio de trem que, durante vinte minutos, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado. Para facilitar o acesso dos visitantes, foram construídos três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes. O visual é estonteante, o que torna o programa imperdível para quem visita a cidade.
Cristo Redentor, Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ
PÃO-DE-AÇUCAR
Todos os anos, aproximadamente 1,5 milhão de visitantes do mundo passam pelas estações do Bondinho do Pão de Açúcar, no bairro da Urca, com destino a um dos cartões-postais mais visitados do país e do mundo. O primeiro trecho, que leva ao Morro da Urca, é percorrido em pouco mais de três minutos e inclui vistas deslumbrantes da Praia Vermelha e das orlas do Leme e Copacabana, pelo lado direito, e da Enseada de Botafogo com o Cristo ao fundo, pela esquerda. ESTAÇÃO MORRO DA URCA No primeiro desembarque, o visitante chega à Praça dos Bondes, local onde estão expostos bondinhos de gerações anteriores, de 1912 e 1972, além de duas esculturas de bronze, em tamanho real, dos responsáveis pela idealização e implantação de cada um deles, Augusto Ferreira Ramos e o engenheiro Cristóvão Leite de Castro. ESTAÇÃO PÃO DE AÇÚCAR A 396 metros acima do nível do mar, no segundo desembarque, o Bondinho oferece uma vista 360° ainda mais deslumbrante do Rio de Janeiro. Além da orla da Zona Sul, é possível contemplar a Pedra da Gávea, o Maciço da Tijuca e o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo, o Centro da cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico do Dedo de Deus.
Pão de Açucar, Urca, Rio de Janeiro
JARDIM BOTÂNICO
Assim pode ser definido o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos dez mais importantes do gênero no mundo, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza. Foi fundado no dia 13 de junho de 1808 por D. João VI, príncipe regente na época, o Jardim Botânico Rio de Janeiro foi criado com o objetivo de aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. O Jardim Botânico Rio de Janeiro é tombado pelo Intituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Isso porque tem grande importância histórica, cultural, científica e paisagística e a área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera. Conta com um espaço muito diversificado e podemos observar cerca de 6 500 espécies de planta, com algumas até ameaçadas de extinção, distribuídas em uma grande área de 54 hectares. São 330 000 plantas desidratadas, Carpoteca com 5 800 frutos secos, Xiloteca com 8 000 amostras de madeira, espaço grande com o Orquidário e uma biblioteca com cerca de 66 000 volumes e 3 000 obras raras. Com suas palmeiras imperiais o Jardim Botânico Rio de Janeiro consegue fascinar a todos. E sendo esta uma ótima opção de passeio para aqueles que querem relaxar, estudar, ou só mesmo curtir a natureza bem de pertinho, e no meio da bagunça e correria da cidade grande.
Jardim Botânico, R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
BARRA DA TIJUCA
Uma das mais famosas praias do Rio de Janeiro, conhecida como o bairro dos emergentes, a Praia da Barra da Tijucaé a mais extensa do Rio, com 18 Km de extensão. Marcada por postos, cada trecho tem sua peculiaridade: a Praia do Pepê, onde o campeão mundial de asa delta tinha um quiosque de sanduíche natural, recebeu o nome após a sua morte e é um o ponto preferido de jovens e gente famosa do Rio; mas há ainda o 3.100, número de um dos condomínios da Orla; o Barramares, também nome de condomínio, e vários outros pontos que reúnem principalmente moradores do bairro e dos bairros vizinhos (Alto da Boa Vista e Tijuca) e da Zona Sul carioca. Os ventos fortes deixam águas normalmente muito claras, verdes, limpas quase sempre agitadas, criando picos famosos para os surfistas e esportes afins. A urbanização – que inclui um imenso calçadão com ciclovia e muitos quiosques – vai até o a Avenida Ayrton Senna, a partir de então a área torna-se de proteção ambiental, ficando ainda mais limpa e sossegada. É neste trecho da Praia da Barra da Tijuca que fica a Reserva de Marapendi, que vale um passeio. No canto direito da Praia da Barra da Tijuca há um canal de águas muito claras e mansões na encosta, pertinho da Ponte da Joatinga. Ali o mar é mansinho e perfeito para crianças, mas fica fundo rapidamente. à direita e faz fronteira com a Praia do Recreio dos Bandeirantes. Como é muito grande, mesmo cheia há sempre bastante espaço na areia. A natureza é exuberante, com grande parte da restinga preservada e a vista do Maciço da Tijuca, um dos acessos à praia, através do Alto da Boa Vista, que corta parte da Floresta da Tijuca. A orla é muito bem estruturada, com excelentes restaurantes de todas as cozinhas – japonesa, chinesa, tailandesa, italiana, francesa, brasileira, internacional – pizzarias, adegas, tabernas e bares. No calçadão, os quiosques servem petiscos à base de frutos do mar e pratos rápidos, enquanto na areia ambulantes vendem sanduíches naturais, salgadinhos, cervejas, sucos e refrigerantes. Há fartura de serviços e gente bonita, mas há carência de transporte público. Mesmo o estacionamento não é suficiente para a grande quantidade de pessoas que frequentam a Praia da Barra da Tijuca. O bairro, na Zona Oeste do Rio, é um dos que mais mudaram nos últimos 20 anos, com grandes empreendimentos imobiliários e a chegada dos emergentes, que valorizaram absurdamente o metro quadrado. Hoje o crescimento, que apesar de rápido foi planejado, transformou o bairro em um imenso centro de lazer, moradia, serviços e negócios e gastronomia, com grandes shoppings e condomínios de casas e apartamentos. A Barra da Tijuca foi a sede da Vila Olímpica para os jogos de 2016. A maior praia da cidade atrai famosos e pessoas comuns de corpos sarados. O mar favorece a prática de esportes aquáticos. Campeonatos nacionais e até internacionais de surf ocorrem com frequência em suas águas, e os bons ventos impulsionam os praticantes do wind e do kitesurf.
Barra Da Tijuca, Av. Lúcio Costa, 6400 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22630-013
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é a nova Sé ou principal igreja da Cidade. Foi inaugurada em 1976, quando esta substitui a Igreja do Carmo ou antiga Sé na Praça XV de Novembro. Esta grandiosa igreja em estila modernista brutalista (ou seja, em concreto aparente) é muitas vezes confundida pelos não avisados com um enorme balde de concreto de cabeça para baixo. Mas em termos arquitetônicos pode ser descrita como um grandioso volume de tronco de cone, com fechamento por prateleiras ou escamas inclinadas de concreto entre vigas e septos igualmente de concreto aparente. Vista de fora ou de dentro, pode-se notar que existem largas faixas de vitrais coloridos com imagens e símbolos do culto católico. Estas quatro linhas de vitrais, estão cada uma orientada para um dos pontos cardeais, e convergem para teto, formando um cruz, notada por quem entra na igreja e olha para cima. Como é perceptível externamente, a planta ou piso do templo tem formato circular, com dimensões de 106 metros de diâmetro e contando com 96 metros de altura.
Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, Av. Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O Centro Cultural Banco do Brasil está instalado, desde 1989, no prédio estilo neoclássico que foi sede do Banco do Brasil de 1906 a 1986. Polo cultural e artístico, o CCBB possui 17 mil metros quadrados que abrigam dois teatros, quatro salas para mostras, biblioteca com mais de 100 volumes em acervo informatizado, auditório, salas de vídeo e cinema. No primeiro e segundo andares são realizadas exposições que mudam a cada dois meses. O museu fica no sexto andar e traz uma exposição permanente, Brasil Através da Moeda, que apresenta uma coleção formada por cerca de 38 mil peças, entre moedas, medalhas, cédulas e outros valores impressos nacionais e estrangeiros. O espaço oferece ainda programação que inclui espetáculos, mostras de cinema, debates, oficinas e ciclos de conferências. Outro destaque é a programação musical, com shows de todos os estilos, realizados durante o horário de almoço e também no pós-expediente.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
CARNAVAL
O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do Brasil e o mais conhecido internacionalmente. Uma grande festa, que envolve foliões de todas as origens, tomando parte nas mais diversas manifestações, com desfiles de escolas de samba no sambódromo, carnaval de rua com bandas e blocos carnavalescos, e nos diversos bailes que se estendem por toda a cidade. A Maior Festa do Mundo: O carnaval no Rio de Janeiro e no Brasil começa exatamente antes da quaresma e de longa data é considerado a maior festa do mundo. Oficialmente o Carnaval do Rio de Janeiro dura 5 dias, de Sexta-feira até Terça-feira, precedendo a Quarta-feira de cinzas, que é o início da quaresma. A festa acontece geralmente em Fevereiro ou Março. Durante todo o ano as escolas se preparam para o desfile anual que é também uma competição. Este fantástico momento se dá no Sambódromo, projetado por Oscar Niemeyer e concluído em 1984.
Sambódromo da Marquês de Sapucaí, R. Marquês de Sapucaí - Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ