Praias do Rio

IPANEMA

Uma das praias mais badaladas do Rio de Janeiro, Ipanema mantém a fama de eterna lançadora de moda e de movimentos culturais. O Posto 9 (como é chamada a área no entorno do posto de salvamento número 9) é o mais concorrido, reunindo gente de todas as tribos em pontos determinados – o público LGBTQIA+ se encontra em frente à Rua Farme de Amoedo, a juventude dourada bate ponto na altura da Joana Angélica e os modernos se dividem entre as ruas Vinícius de Moraes e Maria Quitéria. O calçadão, os quiosques e a ciclovia têm movimento o dia inteiro. Em frente à praia fica o arquipélago das Cagarras, acessível por passeios de barco que partem da Marina da Glória. Em dezembro de 2014, o bairro ganhou uma estátua do cantor e compositor Tom Jobim. Próxima ao Arpoador, a obra retrata o músico jovem, caminhando com um violão nas costas. Ao fundo, o belo mar de Ipanema. A escultura leva a assinatura da artista Christina Motta, que também é autora da famosa estátua de Brigitte Bardot na orla de Búzios.

Praia de Ipanema, Ipanema, Rio de Janeiro

ARPOADOR

Ao lado de Ipanema, fica essa praia e formação rochosa que, assim como a vizinha, já foi inspiração pra letra de música (te ver e não te querer, é improvável, é impossível ...é como ir ao Arpoador e não ver o mar). Eu diria que é improvável, é impossível, ir a Ipanema e não ver o Arpoador. O local é badalado no pôr do sol, aplaudido por casais, famílias e grupos de amigos nos fins de tarde. Frequentado por surfistas até mesmo à noite, graças à iluminação especial, o Arpoador é um dos melhores pontos da cidade para apreciar o pôr dosol – a pedra descortina vista panorâmica das praias de Ipanema e Leblon com o morro Dois Irmãos ao fundo. Ao lado fica a minúscula praia do Diabo, com ondas fortes. O Arpoador oferece ainda aparelhos de musculação, pista de skate e quiosques, além do parque Garota de Ipanema, com programação de shows de MPB em meio às árvores durante o verão.

Praia do Arpoador, Ipanema, Rio de Janeiro

FLAMENGO

O principal atrativo do bairro, além da linda vista, é o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, o Parque do Flamengo, com mais de um milhão de metros quadrados de área verde à beira-mar. O parque vai do Aeroporto Santos Dumont à Enseada de Botafogo, oferecendo pistas para caminhada e corrida, ciclovia, quadras de esporte, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate e quiosques, incorporando ainda a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna (MAM). Durante o passeio vale apreciar o projeto paisagístico, de autoria de Burle Marx, que conta com mais de 190 espécies de árvores.

Praia do Flamengo, Rio de Janeiro

PRAINHA

A Prainha é um santuário ainda preservado, tem aproximadamente 150 metros de extensão, areias claras, e águas cristalinas próprias para o banho. Localizada logo depois da praia da Macumba, separada por um morro, o acesso é feito de carro. A infra-estrutura da praia é pequena contando com apenas com dois quiosques e um estacionamento, mas isso é mais do que o necessário para o público que é freqüentador dessa pequena e magnífica praia, já que os amantes da natureza não são os mesmos que querem ver o "progresso". É a preferida dos surfistas pelas suas ondas perfeitas para o o surf, também é palco de alguns campeonatos. Cercada por morros cobertos por Mata Atlântica, tem um manancial de água doce e está localizada em área da Proteção Ambiental.

Prainha, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro

GRUMARI

Gosta e surfe e de um visual deslumbrante da natureza? Então seu lugar é na Praia de Grumari. Decretada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1987, a praia é um santuário preservado, que conta ainda com a Prainha, outro point clássico do surfe. É lá que fica o Quiosque do Rico Surfe e onde são produzidos grandes campeonatos anuais do esporte, sempre com muita gente bonita e apaixonada pela natureza. Separada da Praia da Macumba por um morro, chega-se à Praia de Grumari de carro, mas durante a semana ela é bastante deserta, contando apenas com os aficionados do esporte. Como as ondas fortes quebram no fundo da praia, há uma grande parte rasa onde chegam apenas marolinhas, o que atrai famílias inteiras nos finais de semana, fazendo com que a grande procura torne o trânsito insuportável, já que a estrada é estreita e o engarrafamento é longo. As águas geladas muito limpas, transparentes com ondas perfeitas e a natureza exuberante fazem desta uma das praias mais bonitas do estado, sendo muito usada como locação de fotos e cenários para novelas e comerciais. No canto esquerdo da Praia de Grumari, que tem apenas 3Km de extensão, fica a Praia do Abricó, reservada para o naturismo, com pouco menos de 1Km, mas o nudismo mesmo fica limitado a um trecho de 300m protegido por pedras. Por ser uma APA a infraestrutura é pequena, mas tem atendimento eficiente.

Praia de Grumari, Grumari, Rio de Janeiro

RECREIO DOS BANDEIRANTES

“Do Leme ao Pontal…”, já dizia Tim Maia. Sim, é lá, na Praia do Recreio, que fica a famosa Pedra do Pontal, fronteira com a Praia da Macumba, ambas points certos para quem quer pegar altas ondas. As águas muito claras e limpas são um contraste maravilhoso com a areia branca e fofa de uma das praias mais distantes do Centro do Rio, na Zona Oeste carioca. São 2 Km de ondas fortes que começam na Reserva Biológica da Barra da Tijuca, na Barra da Tijuca, e vão até a Pedra, batizada agora de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor. Bem, e não podia ser diferente. Frequentada principalmente por moradores e surfistas – que têm no Posto 10 e no Canto do Recreio as melhores ondas – nos finais de semana recebe pessoas de toda parte do Rio e muitos turistas, atraídos pela beleza do local. O bairro, de classe média alta, tem plano urbanístico diferente do da Barra da Tijuca: lá os prédios são baixos e ainda há muitas casas de rua, além de condomínios de alto padrão. Praticamente uma continuação da Praia da Barra da Tijuca, a Praia do Recreio é muito limpa e ideal para toda a família. Enquanto nas águas transparentes os esportes são encabeçados pelo surfe, na areia, jovens de todas as idades jogam frescobol, vôlei, futevôlei ou futebol de praia, aproveitando a grande extensão. Um extenso calçadão com ciclovia convida para uma caminhada ou volta de bike, embalada pelo som do mar e uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro. Nos quiosques, pastéis de frutos do mar, petiscos e cerveja muito gelada atraem uma conversa animada, mas quem quiser também pode contar com vários bares e restaurantes na orla. Na areia, ambulantes vendem de picolé a caipirinha de limão, do camarão no espeto à cozinha de galinha. Com fome e sede só fica quem quiser.

Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro

LEME

A classe média alta da Zona Sul carioca se confunde com turistas e visitantes de passagem que frequentam a Praia do Leme, no canto esquerdo da Praia de Copacabana. Mais reservada do que a praia vizinha, sua larga faixa de areia tem cerca de 1 Km de extensão e é considerada calma, com areias fofas e brancas e mar relativamente calmo, com águas claras, limpas e geladas. À sua esquerda, junto ao Morro do Leme, ainda há vários pescadores, que disputam palmo a palmo um espaço construído especialmente para eles, o Caminho dos Pescadores, também conhecido como Mirante do Leme por causa da sua vista extraordinária. Lá, a pesca de arremesso toma conta do local, que também é usado como ponto de mergulho para os mais corajosos. Mas é preciso cuidado: quando a Praia do Leme está de ressaca o lugar pode ficar perigoso, e não é raro visitantes desavisados ou incautos serem arrastados pelas ondas que chegam a lamber o local. Lá em cima fica o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme. A Praia do Leme é considerada uma das mais tranquilas da Zona Sul, à exceção dos domingos e feriados prolongados de verão, quando é difícil encontrar lugar na areia. Quem se arriscar, no entanto, vai contar com uma imensa quantidade de opções de alimentação, com quiosques e ambulantes na areia e no calçadão, além de muitos bares e restaurantes de excelente qualidade ao longo da orla.

Praia do Leme, Rio de Janeiro

Copacabana

Veja Mais

Lugares do Rio

Veja Mais