Raupp-Flats
MUNDO A VAPOR
Ao chegar no Mundo a Vapor entre Gramado e Canela, você irá se deparar com uma colisão dramática, uma remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris. Uma locomotiva em alta velocidade e desgovernada, cruzou a estação de Monte Parnaso, estação de comboios. A locomotiva cruzou a parede, e ficou preso a uma altura de 12 metros, sem tocar o chão.
O Mundo a Vapor de Gramado e Canela surgiu na década de 50, pela família Urbani. Omar filho mais velho do casal, trabalhava com o pai na oficina mecânica, e em suas horas vagas, montava suas primeiras miniaturas com as sobras dos materiais.
Algumas das AtraçõesInspirados pelas máquinas a vapor, a família Urbani, construirão réplicas perfeitas de locomotivas que chegam a pesar mais de 10 toneladas. Além das locomotivas, Omar e seu irmão Benito, fizeram outras réplicas: Olaria, Pedreira, Usina Termelétrica, Usina Hidrelétrica, Fábrica de Papel, Fábrica de Erva Mate.
Passeando entre as réplicas de miniaturas do mundo a vapor, outras máquinas estão expostas em cenários ricos em detalhes, serraria a vapor, trator a vapor, rolo compressor, ferraria, força animal, força humana, moinho de pedra, usina eólica.
Entre as atrações, estão expostas no Mundo a vapor, telefone de discar antigos, máquina de costura singer, com a base em madeira e pedal, relógio a vapor que anuncia as horas cheias, acessórios e pecas de roupas de época.
As crianças irão se divertir na locomotiva Pacific 1925, da estrada de ferro Sorocabana. Essa réplica foi fabricada pelo Sr. Edmar Mamini no Mundo a Vapor. Demorou 3 anos para ser construída.