Raupp-Flats
MUNDO ENCANTADO
O sonho do Mundo Encantado, partiu do Sr. Moacir Foss, que ainda muito jovem deu início à suas primeiras miniaturas. Sua ideia era transmitir através de suas miniaturas: a cultura, a tradição e os costumes da época da colonização dos europeus na serra gaúcha.
Uma de suas primeiras obras em miniaturas, foi à cidade de Jerusalém e Belém, locais onde Jesus nasceu e foi crucificado. Essa miniatura que representa a história de Jesus, ficava exposta no mês de Dezembro de 1970 até 1972, em sua antiga casa, na Praça de Gramado.
Moacir Foss, como não possuía um local apropriado para expor suas miniaturas que fazia com tanto empenho e carinho, deixou de lado suas criações.
Com incentivo e apoio de sua família, em 1999 Moacir Foss retornou à restaurar suas réplicas em miniaturas, que estavam guardadas com muito cuidado, e novas ideias de miniaturas começaram a surgir.
O sonho de Moacir ganhou espaço em 2003 pela família Foss, que recebem os visitantes e contam as histórias de seus antepassados.
Numa área de 500 m², divididos em quatro ambientes, estão expostos suas miniaturas em cenários para ser admirados. São aproximadamente 300 miniaturas, todas construídas em madeira artesanalmente, todas funcionam perfeitamente.
A atração principal do Mundo Encantado é a miniatura do trem Maria fumaça, que no início do século passado, era o único meio de transporte entre a serra gaúcha e a capital.
A Maria Fumaça possui uma composição para carga e outra para passageiros, ela percorre 100 metros, entre cidades, tuneis e pontes e fazendas.