Raupp-Flats
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO
A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro é a nova Sé ou principal igreja da Cidade. Foi inaugurada em 1976, quando esta substitui a Igreja do Carmo ou antiga Sé na Praça XV de Novembro.
Esta grandiosa igreja em estila modernista brutalista (ou seja, em concreto aparente) é muitas vezes confundida pelos não avisados com um enorme balde de concreto de cabeça para baixo. Mas em termos arquitetônicos pode ser descrita como um grandioso volume de tronco de cone, com fechamento por prateleiras ou escamas inclinadas de concreto entre vigas e septos igualmente de concreto aparente.
Vista de fora ou de dentro, pode-se notar que existem largas faixas de vitrais coloridos com imagens e símbolos do culto católico.
Estas quatro linhas de vitrais, estão cada uma orientada para um dos pontos cardeais, e convergem para teto, formando um cruz, notada por quem entra na igreja e olha para cima.
Como é perceptível externamente, a planta ou piso do templo tem formato circular, com dimensões de 106 metros de diâmetro e contando com 96 metros de altura.