Raupp-Flats

Copacabana

Princesinha do Mar

Cartão-postal do Rio de Janeiro, a praia de Copacabana tem que estar no seu roteiro. Para uma caminhada no Calçadão, uma água de coco em um dos quiosques, uma visita ao belo Forte de Copacabana em uma ponta ou uma caminhada no Forte do Duque de Caxias na outra ponta (já na Praia do Leme). Com cerca de três quilômetros e movientada dia e noite, a praia mais famosa do Brasil tem quiosques modernos e larga faixa de areia repleta de redes de vôlei e futevôlei. O público é variado, reunindo turistas estrangeiros, cariocas de bairros diversos, crianças, jovens e idosos. O trânsito é intenso também na ciclovia. No fim da praia, próximo ao Forte de Copacabana, fica a estátua em bronze do escritor Carlos Drummond de Andrade. Na obra, o mineiro que era apaixonado pelo Rio e por Copa, está sentado em um banco. No verão, é comum haver fila para tirar fotos ao lado do escritor. Palco da queima de fogos do Reveillon, Copacabana também é cenário de concorridos shows e eventos esportivos ao longo do ano.

Bairro de Copacabana, Rio de Janeiro

CALÇADÃO DE COPACABANA

Quem já visitou a Praça do Rocio, em Lisboa, certamente lembrou-se do calçadão da Praia de Copacabana. A associação é imediata, já que o traçado em pedras portuguesas é o mesmo nos dois lugares. Em Portugal, o desenho simboliza o encontro do Tejo com o oceano. No Rio, representa as ondas do mar. A ideia de homenagear nossos colonizadores foi do então prefeito Paulo de Frontin, no início do século passado. Foi ele quem escolheu o traçado, conhecido como “Mar Largo”, para ilustrar a calçada da avenida que estava sendo ampliada. Não poderia imaginar que criaria o principal símbolo do bairro — e também da praia mais famosa do mundo. Na década de 1970, aconteceu o alargamento da Av. Atlântica e a faixa de calçada ganhou os desenhos do arquiteto Burle Marx.

Calçadão De Copacabana, Av. Atlântica, 22d - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

COLÔNIA DE PESCADORES

Localizada no posto 6 da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), a Colônia de Pescadores do bairro atrai turistas e oferece peixe fresco aos cariocas. O espaço pertence à colônia Z-13 que reúne mais de mil profissionais de pesca da Urca até o Pontal do Recreio, com núcleos no Jacarepaguá e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em Copacabana, 20 embarcações, que comportam entre três e quatro pescadores, realizam a pesca artesanal. "Têm a tradição de ir ao mar todos os dias. Os barcos saem entre as 5h e 5h30 e são recolhidos por volta das 9h.

Colônia de Pescadores, Av. Atlântica, 213 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

HOTEL COPACABANA PALACE

Quem nunca se imaginou dando um mergulho na piscina do Copacabana Palace? É o hotel mais famoso, mais glamouroso e mais charmoso do Brasil. Mantém o imponente estilo clássico de sua fundação, em 1923, mesmo depois da ampla reforma de 2012. Também intactos, o requinte, o serviço formal e as tradicionais bandeiras flamejantes que tornam inevitável pensar em toda a história que o Copa guarda. Por aqui já passaram nomes como Nelson Mandela, Orson Welles e Walt Disney (que teria criado o personagem Zé Carioca em um dos salões do hotel).

Copacabana Palace, Av. Atlântica, 1702 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

FORTE DE COPACABANA

Em 1922, foi palco do episódio militar conhecido como Os 18 do Forte, em que um grupo de militares se rebelou, sem sucesso, contra as tropas leais a Epitácio Pessoa. Hoje o lugar sedia o Museu Histórico do Exército. O Forte de Copacabana está localizado sobre uma ponta de pedra encravada no mar. Com paisagem privilegiada que abrange a praia do Arpoador de um lado,e do outro, a curva inteira da praia de Copacabana até o Leme. Ao mesmo tempo, está em meio a um dos bairros mais populosos da cidade do Rio de Janeiro. Ocupando uma área total de 114.169m2, o Forte de Copacabana foi inaugurado em 1914, considerada " a mais moderna Praça de guerra da América do Sul" também foi a última fortificação construída no Brasil, mas nem por isso deixou de participar de importantes momentos da história na República, como o marcante movimento de 1922, dos "Dezoito do Forte". O passeio é enriquecido não só pela magnífica paisagem, em área de preservação ambiental, com uma reserva de vegetação costeira nativa, mas também, pelo percurso do imponente monumento do Museu, que proporciona diversas atividades ao visitante. No complexo do Forte de Copacabana, hoje um polo cultural do Exército, onde se organizam eventos, existe também um bar-restaurante e um museu temático. O bar-restaurante é administrado pela da Confeitaria Colombo. Não deixe de tomar um bom café e curtir o entardecer em Copa.

Forte de Copacabana, Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

REVEILLON

Copacabana é um dos destinos mais procurados do Brasil quando o assunto é réveillon. A festa é esperada por muitos e atrai turistas de todas as partes do mundo, chegando a reunir mais de 2 milhões de pessoas em uma única noite. A festa de Copacabana é bem organizada com palcos e telões montados na areia e com uma grande infraestrutura, onde se apresentam diversos artistas em shows especiais da virada de ano. A maior expectativa da noite acontece na hora da virada e a queima de fogos de artifício no réveillon de Copacabana é um espetáculo à parte.

Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

Praias

Veja Mais

Lugares do Rio

Veja Mais